Ter um blog é seguramente a parte mais fácil de todo um
processo de criação, sustentabilidade, rentabilização, e tudo
mais que um blog exige, enquanto plataforma pessoal e
profissional. Um blog é muito mais do que uma simples
plataforma vulnerável e insatisfeita, enquanto não for
devidamente aperfeiçoada e trabalhada. Com isso em mente resolvi juntar 15 tarefas que deverá (pode não fazê-lo
também, claro) executar imediatamente no seu blog com
vista a uma maior optimização de toda a potencialidade que
ele tem. A expressão dessa potencialidade depende única e
exclusivamente de si, pelo que se quiser retirar o máximo
partido dele, o melhor é seguir as dicas que se seguem.
[1] Segurança
Pese embora você possa levar o seu blog na brincadeira, a segurança do mesmo é extremamente importante. Ter uma boa palavra-chave torna-se tão vital como ter uma encriptação da chave de login, pelo que deverá assegurar que instala alguns plugins de segurança no seu blog. Se estiver alojado no WordPress.com ou no Blogger.com não terá grandes preocupações desse tipo, mas se estiver em alojamento próprio, aconselho vivamente a instalação de alguns plugins de segurança para uma maior protecção.
Não se esqueça que a protecção engloba não apenas a encriptação da chave de segurança, mas também a encriptação dos seus dados, o bloqueio do acesso a pasta de instalação do wordpress, acesso certifcado, entre outras coisas.
Pese embora você possa levar o seu blog na brincadeira, a segurança do mesmo é extremamente importante. Ter uma boa palavra-chave torna-se tão vital como ter uma encriptação da chave de login, pelo que deverá assegurar que instala alguns plugins de segurança no seu blog. Se estiver alojado no WordPress.com ou no Blogger.com não terá grandes preocupações desse tipo, mas se estiver em alojamento próprio, aconselho vivamente a instalação de alguns plugins de segurança para uma maior protecção.
Não se esqueça que a protecção engloba não apenas a encriptação da chave de segurança, mas também a encriptação dos seus dados, o bloqueio do acesso a pasta de instalação do wordpress, acesso certifcado, entre outras coisas.
[2] Compatibilidade com tudo e todos
Se é um webdesigner ou programador saberá certamente o quão interessante e activa é essa vida, enquanto existir o Internet Explorer. Embora ainda existam muitos milhões de pessoas a programar e a optimizar blogs para Internet Explorer, é extremamente importante que assegure a compatibilidade com outros browsers que tenham uma boa quota de mercado. Falo do Firefox, Opera e Safari, por exemplo.
Instale os browsers principais (eu tenho instalados o Internet Explorer, Opera e Firefox) e corra o seu blog em todos eles na procura de eventuais problemas técnicos.
Se é um webdesigner ou programador saberá certamente o quão interessante e activa é essa vida, enquanto existir o Internet Explorer. Embora ainda existam muitos milhões de pessoas a programar e a optimizar blogs para Internet Explorer, é extremamente importante que assegure a compatibilidade com outros browsers que tenham uma boa quota de mercado. Falo do Firefox, Opera e Safari, por exemplo.
Instale os browsers principais (eu tenho instalados o Internet Explorer, Opera e Firefox) e corra o seu blog em todos eles na procura de eventuais problemas técnicos.
[3] Protecção anti-spam
Embora possa parecer lógico, a protecção anti-spam é daquelas que são menos utilizadas numa fase inicial na blogosfera. Geralmente a tendência do blogger é ir controlando a situação e eliminando manualmente as entradas, só que quando o seu blog salta para o próximo nível, a tarefa torna-se uma verdadeira epopeia.
Actualmente estou a testar o plugin WordPress chamado Defensio plugin que apresenta-se como um fiel concorrente ao famoso Askimet, que vem por defeito instalado no WordPress. Ambos fazem uma protecção extremamente eficiente e sugiro que adopte qualquer um dos dois para o seu uso particular e profissional.
Por engraçado que possa parece, os colegas do WordPressBR lançaram ontem mesmo um artigo com 9 soluções de protecção anti-spam para WordPress. Dê um salto lá e adopte os plugins mais eficiente no seu sistema.
Embora possa parecer lógico, a protecção anti-spam é daquelas que são menos utilizadas numa fase inicial na blogosfera. Geralmente a tendência do blogger é ir controlando a situação e eliminando manualmente as entradas, só que quando o seu blog salta para o próximo nível, a tarefa torna-se uma verdadeira epopeia.
Actualmente estou a testar o plugin WordPress chamado Defensio plugin que apresenta-se como um fiel concorrente ao famoso Askimet, que vem por defeito instalado no WordPress. Ambos fazem uma protecção extremamente eficiente e sugiro que adopte qualquer um dos dois para o seu uso particular e profissional.
Por engraçado que possa parece, os colegas do WordPressBR lançaram ontem mesmo um artigo com 9 soluções de protecção anti-spam para WordPress. Dê um salto lá e adopte os plugins mais eficiente no seu sistema.
[4] Política de Privacidade, Termos e CondiçõesEmbora você leve o seu blog a brincar hoje, amanhã poderá estar a querer fundar mais uma empresa web2.0 repleta de conteúdos e actividade na internet. No entanto e até lá chegar, haverá certamente um qualquer vizinho pronto a fazer-lhe a vida negra, especialmente se você não tiver Termos e Condições legais no seu blog, algo que ainda não tive tempo de criar aqui no blog, mas que brevemente irei fazer e publicar num artigo para que toda a gente possa utilizar livremente também.
A Política de Privacidade há alguns meses passou também a ser obrigatória para todos os clientes que fazem uso da publicidade e serviços do Google Adsense. Na altura falei sobre o assunto e ensinei a escrever uma Política de Privacidade, pelo que poderá utilizá-la no seu blog ainda que não faça uso dos serviços Google. Protega-se contra eventuais problemas judiciais, porque hoje o seu blog tem 200 visitas por dia, mas amanhã poderá ter 200,000.
A Política de Privacidade há alguns meses passou também a ser obrigatória para todos os clientes que fazem uso da publicidade e serviços do Google Adsense. Na altura falei sobre o assunto e ensinei a escrever uma Política de Privacidade, pelo que poderá utilizá-la no seu blog ainda que não faça uso dos serviços Google. Protega-se contra eventuais problemas judiciais, porque hoje o seu blog tem 200 visitas por dia, mas amanhã poderá ter 200,000.
[5] Seja acessívelO que os bloggers e visitantes mais gostam no blogging, é a acessibilidade que existe para comunicar com um determinado blogger ou profissional. Essa acessibilidade geralmente está associada à partilha de contactos sociais, que podem ir desde um simples email, a um perfil noOrkut, Facebook ou qualquer outra rede social.
As redes de microblogging são também grandes fontes de proximidade entre um blogger e os seus fãs. A partir delas é possível ficar a par do dia-a-dia de um profissional ou blogger, e sentir de perto as suas vitórias e angustias. Partilhe os seus contactos do Plurk e do Twitter, e torne-se assim mais acessível e interactivo. Se não o fizer irá correr o risco de receber pouco feedback dos seus leitores e admiradores, algo que teoricamente você não deseja.
As redes de microblogging são também grandes fontes de proximidade entre um blogger e os seus fãs. A partir delas é possível ficar a par do dia-a-dia de um profissional ou blogger, e sentir de perto as suas vitórias e angustias. Partilhe os seus contactos do Plurk e do Twitter, e torne-se assim mais acessível e interactivo. Se não o fizer irá correr o risco de receber pouco feedback dos seus leitores e admiradores, algo que teoricamente você não deseja.
[6] Crie uma logo-marcaUma das coisas que mais tem apaixonado os novos leitores deste blog é o logotipo que ostenta no seu header. Um logotipo além de servir como um elemento de referência num blog ou num website, é também uma marca. A marca Fique-Rico está desde então associada a este logotipo, e onde quer que eu o utilize, as pessoas reconhecem-no. É para isso que servem as logo-marcas não é verdade? Quem não conhece o logotipo da Nike ou da Apple por exemplo?
Quanto mais simples um logotipo for, mais fácil de memorizar ele se torna. Se por ventura não tem conhecimentos para criar um logotipo para o seu blog, faça um esforço e invista na compra de umlogotipo criativo junto da empresa “inBrand”, responsável pela criação dos logotipos do Fique-Rico e do WordPress-Love. Continue lendo aqui
Quanto mais simples um logotipo for, mais fácil de memorizar ele se torna. Se por ventura não tem conhecimentos para criar um logotipo para o seu blog, faça um esforço e invista na compra de umlogotipo criativo junto da empresa “inBrand”, responsável pela criação dos logotipos do Fique-Rico e do WordPress-Love. Continue lendo aqui
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